Resenha #113 | Um amor, um café & Nova York 2, de Augusto Alvarenga | Editora D'Plácido

Sinopse: Dois anos se passaram desde que Camila se despediu do Brasil. Vivendo seu sonho em NY com seus melhores amigos, ela pensa que este será um ano como os dois anteriores... Quando seus pais e amigos a convencem a voltar para casa, Camila se vê encurralada por lembranças do passado e o medo do futuro, sendo obrigada a enfrentar seus sentimentos adormecidos sem transparecer isso para as câmeras. Assim como em nossa própria vida, cada novo capítulo trará uma nova surpresa, novos personagens e novas emoções para essa história. Será que Camila está preparada para as consequências de viver seu sonho?
Um Amor, Um Café & Nova York | Augusto Alvarenga | 191 páginas | D'Plácido | Avaliação: 4/5 | Skoob

Dois anos após deixar o Brasil e iniciar carreira internacional, a vida de Camila não poderia estar melhor. Sempre com seus melhores amigos, Marina e Pedro, ao seu lado, ela já fez diversos shows e entrevistas e conquistou milhões de fãs por onde passou. No entanto, nessa obra podemos acompanhar as incertezas e inseguranças de Camila. Em muitos momentos ela não parece confortável com a vida de celebridade. Ela realiza os shows e tudo o mais que Pedro deixa agendado, mas não é como se realmente estivesse lá. E é quando a oportunidade de visitar o Brasil aparece que todo o passado surge como um soco.

Há tempos seus pais e amigos tentam convencê-la a ir para o Brasil, mas tudo o que ela não precisa é encontrar Guilherme nas ruas que costumavam ser do casal. Quando ela chega ao Brasil e é vista pela mídia, não é preciso muito tempo para que todos a queiram para entrevistas nas mais diversas emissoras. No início, ela só queria saber de ficar em casa com a família, mas quando ela resolveu dar um chute na dor causada por tudo o que já havia acontecido, Pedro marcou os compromissos e ela foi recebida até por Fátima Bernardes!

No segundo volume de Um amor, um café & Nova York, é notável que Camila ainda sente falta de Guilherme, mas ele nunca mais deu notícias e até assumiu um relacionamento sério com outra garota em uma rede social. Camila estava decidida a esquecê-lo quando ele apareceu de surpresa na porta de sua casa em Nova York, dizendo-se arrependido e confiante de que conseguiria arrumar as coisas. Durante vários momentos eu fiquei com medo de que Camila reconsiderasse a separação, mas ficou claro que ali era o ponto final de tudo.

Eu, que nunca gostei de despedidas, estava sendo protagonista de muitas em pouco tempo, e já estava cansada de ver as pessoas que amo se distanciarem até desaparecerem.
Abri a outra porta e desejei não ter feito isso: todas as fotos do Guilherme continuavam coladas lá. É claro que tudo estava como antes, exceto nós dois.

E foi mais ou menos nesse momento em que eu fiquei com muita raiva dele. Camila sempre teve o sonho de seguir carreira como cantora e, tudo bem, ele deu a maior força para que ela realizasse, mas o cara a despachou praticamente sozinha para os Estados Unidos e nunca mais se importou em saber como ela estava. Quando a garota alcançou sucesso nacional e internacionalmente foi que ele decidiu procurá-la, inclusive invadindo seu quarto no Brasil para que ela lhe desse uma chance de se explicar. Obviamente era tarde demais.

Entre uma entrevista e outra, Camila recebe uma ligação de Phelipe Müller, cantor que também está bombando em Nova York. O rapaz passaria alguns dias no Brasil, para visitar parentes, e tinha o interesse de conhecê-la, por isso eles marcaram um encontro. E foi super fofo acompanhar a evolução da relação dos dois. Eles se deram muito bem, tanto que Camila até o convidou para um dueto em um show particular de última hora no Museu de Arte da Pampulha. Pouco tempo depois, eles já haviam gravado até um CD intimista que estourou em diversas partes do mundo; tanto a carreira quanto a vida pessoal de ambos estava um espetáculo.

No geral, foi uma boa leitura. Gostei de reencontrar cada um dos personagens. Todos estão muito divertidos – menos Guilherme, que me tirou do sério –, principalmente os pais e amigos de Camila, decididos a tirá-la do poço que ela estava se enfiando depois do término do namoro – no início ela estava bem em dúvida em relação a seguir em frente, mas deu tudo certo. Não sei se o Augusto pretende fazer um terceiro volume, mas, considerando o epílogo, só consigo sentir medo, hahah.

Eu ia festejar com meus amigos e com meus pais pelo simples fato de estar feliz: minha carreira estava indo super bem, meus sonhos estavam se realizando e todos estavam felizes por mim. Decidi que era hora de ser feliz por mim também.
O amor deveria ser fácil. Mas eu já havia aprendido há muito tempo que não era bem assim.

A edição da obra ficou divina. O exemplar segue o mesmo estilo do livro anterior, com ilustrações no início de cada capítulo e uma playlist nas últimas páginas, que dedica uma canção a cada capítulo. A diferença é que este conta com imagens de notícias e reportagens que envolvem Camila e Phelipe. A única coisa que me incomodou foi o mesmo do outro livro: a confusão na diagramação dos diálogos – dois personagens conversando em um mesmo parágrafo ou a fala da mesma pessoa dividida em mais de um parágrafo. É um detalhe a se cuidar em edições futuras. Esse foi o único ponto negativo; não é nada que venha prejudicas gravemente a história, mas inquieta um pouco.

Enfim, foi uma experiência legal, sim. Recomendo para quem está procurando algo mais leve, uma leitura rápida que cativa, um romance cheio de dúvidas que conta até com participações especiais de Sia e Fátima Bernardes. É bem divertido acompanhar os personagens pelos pontos turísticos de Nova York e do Brasil. Gostei bastante de saber que as perguntas feitas a Camila nas entrevistas foram enviadas por fãs na página do Facebook do autor. Não é uma obra cheia de reviravoltas, as coisas fluem tranquilas, mas vale a pena ler.


Acompanhe-nos:

Comentários

  1. Olá! Tudo bom?
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas logo de cara já me interessei, primeiro porque achei o título muito chamativo e interessante e segundo porque amei a capa, depois porque sua resenha ficou ótima.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Fernanda tudo bem?
    Esse realmente parece ser um livro lindo de ser lido, ainda mais essa edição linda, de encher os olhos, gostei de saber a sua opinião e sei que eu adoraria ler.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Não sei se iria gostar da leitura porque não faz muito meu estilo, mas a capa é lindaaaa! Fiquei encantada!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Ganhei o primeiro na rifa que a Yohana Sanfer fez, há algum tempo, mas ainda não tenho o 2 e me deparo com esse post. Sofrooooo, hahaha! Espero encontrá-lo na Bienal do Livro, viu. Beijos, amei a foto e a resenha!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  5. Gosto de leituras rápidas... As vezes é bom pra quebrar algumas ressacas literárias ou trocar de "ambiente"...
    Pela sua resenha, dá pra ver que é uma leitura gostosa.... Vou anotar a dica com certeza!
    Obrigado pela dica!

    Beijinhos!!


    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Já anotei a dica, esse livro é daqueles que é sempre é bom ter na mão para curar as ressacas da vida, adorei sua resenha...Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro,nem me lembro se cheguei a ver o anterior dele em algum lugar. Infelizmente a obra não me interessou desta vez, mesmo que as vezes é bom ter uma obra assim, mais leve para ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fernanda!
    Eu li o primeiro livro no ano passado e também me incomodou o fato do Guilherme ter andado na frente da Camila e tê-la mandado contra a vontade dela, na hora, de volta para os EUA, por mais que isso fosse um sonho dela. Não imaginava, porém, que depois disso ele fosse sumir e só reaparecer quando ela estivesse sendo bem sucedida, que idiota. Se eu já não havia simpatizado com ele antes, agora é que não iria mesmo. A Minha intenção, por isso, era parar no primeiro volume, mas interessante saber que ela encontrará um novo amor nesse segundo. De repente eu dou uma chance ao menos para finalizar a duologia depois - se é que não é trilogia, espero que não. Gostei muito da resenha, parabéns por ela!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Não conhecia essa obra e fiquei encantada. Uma leitura leve para passar o tempo é do tipo que gosto. Vou anotar a dica.

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho o primeiro livro em casa e tenho muita vontade de conhecer melhor essa história.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Oii! Não conhecia esse livro, mas após ler a sua resenha fiquei bem curiosa em relação ao enredo. Adorei a capa, e a princípio pensei que seria uma história adolescente, mas é algo totalmente diferente. Parece ser uma escrita leve e divertida, vou procurar o primeiro volume e espero gostar da leitura tanto quanto você. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Conheço o autor e minha amiga leu os livros mas não curtiu muito porque achou doce demais. Lerei em outro momento, por ora não procuro por esse gênero.

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    Tô com esse livro aqui mas ainda não... Espero fazer em breve. Confesso que achei o casal bem meloso e chatinho, então agora fiquei mais animada para ler.
    A resenha está maravilhosa! E as fotos lindas

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente? Nunca ouvi falar da obra e muito menos do autor. Sua resenha ficou incrível e me despertou o interessem em conhecer esse livro, pois fiquei encantado com a premissa. Um livro leve combina com um bom e tranquilo final de semana. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Eu não conhecia a obra mas parece ser aquelas de leitura rápida e fluida entre leituras mais densas. Gosto de tramas assim, apesar de clichê. Achei lindas as capas. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  16. Olá. Gosto de livros assim, amei a sua resenha e saber que esse livro tem 2 volumes é maravilhoso.
    beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Fernanda
    Não me recordo de conhecer esse livro e nem do primeiro volume. Mas em se tratando de uma leitura leve e rápida, já gostei. Além da premissa ser boa. Mas acho que entenderia algumas coisas mais, se conhecesse o primeiro livro.
    Gostei da dica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Divulgação] Zip Anúncios