6.6.17

Resenha #106 | Panelaterapia - A Cozinha das Estações, de Tatiana Romano | Editora Belas Letras


"Para este livro, eu fiz a seleção das receitas com base no senso comum, naquilo que tenho vontade de comer em cada estação, e desconfio que suas escolhas coincidam com as minhas!"
CULINÁRIA/GASTRONOMIA | 144 PÁGINAS | BELAS LETRAS | AVALIAÇÃO 5/5+FAV | SKOOB


Eu nunca fui de ficar cozinhando no dia a dia; ainda não passei pela experiência de colocar várias panelas no fogão enquanto preparo o almoço, mas de vez em quando adoro colocar a mão na passa e preparar algo diferente para o pessoal aqui de casa.

E foi com o objetivo de preparar essas delícias diferentes que fiquei na empolgação para ler Panelaterapia, da Tatiana Romano. A origem de tudo foi o blog, de mesmo nome, criado em 2009. Depois a psicóloga aventurou-se pelo YouTube e, desde então, mantém todas as plataformas atualizadas e já contabiliza milhões de seguidores.



A Cozinha das Estações é seu segundo livro e promete preparos rápidos e práticos, com ingredientes que todos temos em casa ou que, se não tivermos, são bem fáceis de encontrar e que dão um resultado todo especial. E, realmente, muitos dos pratos podem ser preparados de última hora, pois várias receitas são bem simples.

Quando solicitei o exemplar com a Belas Letras, fiquei com medo de que o livro fosse ficar guardado por conta da falta de oportunidade de fazer algumas receitas, mas eu amei tudo o que encontrei, minha mãe ficou apaixonada por vários pratos e as pessoas que experimentaram o que eu preparei adoraram o resultado, então, siiim, foi uma leitura bem-vinda e muito aproveitada.


Já colocamos em prática duas das receitas da Tati, sendo que uma delas eu fiz para um aniversário (se eu fiquei um pouquinho nervosa? Imagina! Hahah). Tem uma que minha mãe não gostou muito, mas segundo ela foi por conta de um dos ingredientes que não ficou tudo isso. Mas o que eu fiz, que foi as Tortinhas de Presunto e Milho, que estão nas fotos da postagem, eu simplesmente amei e recomendo. Em algumas eu substituí o presunto por frango e gostei ainda mais! E, como não me aguentei, eu ainda salpiquei um pouco de orégano. Gente do céu, me deu até vontade de comer de novo!

A edição da Belas Letras ficou um espetáculo, mas que novidade, né? <3 O exemplar tem um formato um pouco menor que o padrão e tem capa dura, o que dá um ar todo fofo ao livro. Na capa, temos a logo do blog enfeitada por traços característicos de cada estação do ano. No interior, em uma página temos a receita e, na outra, uma fotografia do prato pronto. O livro ainda tem algumas páginas em laranja, com o logotipo da Tatiana, que eu achei um amorzinho.



Se você gosta de cozinhar, seja corriqueira ou ocasionalmente, e tiver a oportunidade de ler Panelaterapia – A Cozinha das Estações, abrace a oportunidade, pois não irá se arrepender. O livro possui inúmeras receitas que podem ser usadas em ocasiões especiais, almoços de família, reunião de amigos e onde mais você quiser. Veja alguns dos pratos que a Tati nos traz: Camarão na moranga, Bolo de banana rapidão, Queijos caseiros tipo Ricota e Cottage, Clericot, Tapioca cremosa com coco queimado, Arroz com camarões, Pudim de café, Chili nachos e muitos, muitos outros. É um exemplar que definitivamente vou manter sempre por perto.


7 comentários:

  1. Oi, Fernanda. Não sou muito fã de cozinhar não, até tento mas sempre sou voltada a sobremesas. Minha mãe tem um livro gigante da Dona Benta mas nunca nos aventuramos, até hoje. Mas gostei muito do teor do livro, além da capa que é linda.
    Beijo.
    http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, fiquei com água na boca por conta das fotos. Não sou muito fã de cozinha, e nem só lá estas cozinheiras de mãos cheias, mas um livrinho deste é sempre bem vindo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Quero solicitar o livro dela no segundo semestre hehehe, acho que será uma boa leitura e também tem receitas deliciosas, já fiz algumas da Tati dos vídeos dela.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oiii, vejo que esse tipo de literatura está ganhando espaço por aqui. Adoro cozinhar, mas morro de preguiça de fazer algo mais elaborado kkkkk. Enfim, essa leitura deve ser bem útil. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda!
    Que post delicioso, adoro cozinhar!
    E adoro elaborar pratos e decorar também!
    Amei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Amo cozinhar, e sempre achei que comida tem muito a ver com a estação do ano, não só por conta da disponibilidade de alguns produtos "de época" mas por questão de paladar.
    Adorei saber sobre o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Desconhecia tanto a obra quanto a autora e sua trajetória!
    Gosto bastante de me aventurar na cozinha principalmente aos finais de semana que tenho mais tempo e não posso deixar de anotar a dica.
    Achei que ficaram simplesmente lindas suas tortinhas e me deram até água na boca! E o melhor de tudo é que são receitas práticas e de fácil execução pelo que entendi!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

© Psiu, vem ler!. Todos os direitos reservados.
Criado por: Fê Goulart.
Tecnologia do Blogger. | Voltar ao topo
imagem-logo