Resenha #101 | A Promessa, de Harlan Coben | Editora Arqueiro


E se ele não tivesse precisado de gelo? E se tivesse aberto a porta do porão um minuto antes ou um minuto depois? [...] E se ele tivesse simplesmente cuidado da própria vida?


FICÇÃO | 352 PÁGINAS | EDITORA ARQUEIRO | AVALIAÇÃO 4.5/5 | SKOOB


Myron Bolitar, astro do basquete que teve a carreira interrompida após uma contusão no joelho, está sempre querendo ajudar as outras pessoas. Esse instinto protetor já colocou-o em grandes roubadas e ele não poderia imaginar quias seriam as consequências de uma simples promessa,

Myron, estava dando uma festa, para amigos íntimos, em sua casa, e quando estava indo buscar gelo ouviu a conversa de Erin, filha de sua namorada, e Aimee, filha de sua amiga Claire, do tempo da escola. Ao ouvir a conversa delas, Myron as faz prometer que sempre que tiverem algum problema ou simplesmente precisarem de uma carona, ligarão para ele e ele também prometeu não contar nada aos seus pais.

Elas continuavam o encarando.
 – Prometam.

E um instante depois  – o último "e se"  – elas prometeram.


Então, em uma madrugada, quando Myron menos esperava, Aimee liga para ele e pede para que venha busca-la no centro. Lá ele encontra a garota assutada e lhe faz perguntas, porém ela insiste em não responder e lembra a ele de sua promessa de ajudar sem questionar. Assim, Myron segue as instruções dela para chegar até a casa de sua amiga, onde disse que iria passar a noite. Relutante, ele deixa a garota lá e vai embora.

Poucos dias depois, Myron é chamado pela policia para prestar seu depoimento, por ser o principal suspeito do sumiço de Aimee Biel, já que foi a última pessoa para quem ela ligou, antes de desaparecer. Preocupado, Myron resolve contar a sua amiga Claire sobre a promessa que fez a sua filha; Indignada com o fato de seu amigo ser capaz de esconder um segredo com sua filha, Claire exige que Myron encontre-a, já que para ela, a culpa disso tudo é dele.

É aí que todo aquele instinto protetor de Myron vem à tona com ainda mais força e ele não vai medir esforços para encontrar Aimee e traze-lá em segurança para casa.

E um instante depois  o "e se" realmente final  Myron prometeu.

A Promessa se mostrou um suspense muito bem elaborado e conseguiu me surpreender bastante. Já havia ouvido falar do autor antes, e sempre tive curiosidade para conhecer suas histórias, confesso que não me arrependo de finalmente ter arriscado, terminei a leitura bem rápido, em  apenas dois dias.

Myron, é uma ótima pessoa, porém tem muita culpa acumulada, por não ter conseguido salvar uma amiga. E é isso que o leva a insistir para que as meninas prometem pedir ajuda a ele, já que ele sente que precisa proteger todos ao seu redor, por isso ele dedica toda sua energia em encontrar Aimee, de qualquer jeito, a qualquer preço. 

Nosso protagonista se envolve em várias confusões, mas sempre consegue sair delas com a ajuda de seu amigo Win, o melhor psicopata que eu já vi li. Ele sofreu bastante durante a infância por ser um garoto rico e passou por um momento muito trágico, o que o fez querer ser cada vez mais forte. 

– Quero. – Win separou as mãos, depois juntou-as de novo. – O que todas as suas mulheres, seus amores do passado, têm em comum? – Diga você. – Numa palavra: gostosidade.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que ajuda bastante em um suspense, já que cada fato, cada ponto de vista, é importante. As folhas são amareladas, a fonte é de bom tamanho e não encontrei erros ortográficos.

Recomendo esse livro, para todos que gostam de um bom suspense. Estejam preparados para se surpreenderem e descobrirem o verdadeiro significo de: "Nem tudo é o que parece". 


Título: A Promessa
Autor: Harlan Coben
Páginas: 352
Ano: 2017
Avaliação: 4,5/5
Sinopse: Depois de ouvir duas adolescentes trocando confidências no porão de sua casa, Myron faz com que as garotas prometam ligar para ele se um dia estiverem em alguma encrenca e não tiverem coragem de recorrer aos pais em busca de ajuda. Ele garante que irá em seu socorro sem questionamentos qualquer que seja a situação.
Alguns dias depois, às duas da manhã, seu telefone toca. É Aimee Biel, uma das garotas a quem oferecera apoio incondicional. Abalada e nervosa, ela pede que Myron a deixe em frente a uma casa numa rua deserta, o suposto endereço de uma amiga. Apesar de sentir que alguma coisa está errada, Myron honra sua palavra e não faz perguntas.
Mas ele se arrependerá profundamente dessa decisão, porque talvez seja a última vez que Aimee será vista por alguém, Atormentado pela culpa - ao mesmo tempo que se torna o principal suspeito pelo misterioso desaparecimento  Myron decide investigar o caso por conta própria.
Envolvido numa trama cheia de promessas desfeitas e segredos devastadores, ele descobre que essa não será apenas uma busca por uma adolescente que sumiu: será também uma busca pela verdade em suas nuances mais sombrias. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Divulgação] Zip Anúncios