11.1.17

Resenha #93 | Natal, Férias e Outras Histórias, Ana Cardoso | Editora Belas Letras


Todo dia é dia de ser feliz, de ser uma pessoa melhor, de fazer o dia valer a pena.

Contos/crônicas | 120 páginas | Belas Letras | Avaliação: 4/5 | Skoob


Com o final do ano, chega uma das épocas mais aguardadas por todos: o natal e, junto a isso, todas as memórias vividas nessa data, festividades natalinas, viagens, reunião da família e dos amigos e comidas maravilhosas. Em Natal, Férias e Outras Histórias, Ana Cardoso, com participação de Marcos e das filhas, traz para seus leitores contos sensacionais sobre o que a família já viveu e já experimentou no dia 25 de dezembro.


São contos leves e engraçados que nos fazem conhecer e admirar tudo o que essa família já fez por aquelas pessoas especiais e também nos fazem rir das diversas situações que eles já enfrentaram. Uma das minhas partes favoritas foi o primeiro conto do livro, chamado “Abelhas não gostam de caras malvados”, escrito pelo Piangers, onde ele conta todo o sufoco que passou com a roupa de papai noel só para conseguir agradar a filha e a prima dela. Acabou sendo uma das partes que mais me fizeram rir.



Outro conto que também me chamou bastante a atenção e que achei bem interessante foi o “Notas sobre o Natal na Europa”, onde, durante uma conversa da Ana com uma amiga, ela descobre todas as tradições natalinas e as atividades ao redor dessa festividade lá na Europa. A autora também nos conta várias tradições de outras partes do mundo e, fala sério, algumas são bizarras demais! Se liga nesse trecho aí (sério, tem coisa mais estranha que isso?):






Além disso tudo, ainda somos agraciados com um conto da Anita, filha mais velha do casal. Em “A melhor época do ano, com algumas ressalvas”, ela comenta as partes boas e ruins dessa época de férias de final de ano, contando o que ela mais gosta de fazer e as memórias que a época traz. Esse conto é uma verdadeira fofura.

Como sempre, eu adorei a edição da Belas Letras. A paleta de cores do livro é aquela tão comum nas festas natalinas – verde, vermelho e branco. Todo o livro é repleto de enfeites e ilustrações que combinam com o texto da página atual. Os espaços reservados para as receitas da família são os mais fofos. Todo o conjunto de fontes ficou incrível.

Toquei a campainha, suando embaixo daquela touca com algodão. A roupa grande demais. O saco cheio de bugiganga. As duas bicicletas, uma em cada mão. Quando eu olho para cima, um ninho de abelhas está perto da campainha. Elas parecem ter odiado aquele barulho e a primeira coisa que viram foi este Papai Noel atrapalhado, com as mãos ocupadas. Foram todas pra cima de mim. Lembro de ter sido picado no rosto, no pescoço, na mão. As crianças vieram correndo felizes e gritando "Eeeeee", mas quando abriram a porta viram o Papai Noel jogado no chão, lutando contra abelhas, utilizando suas bicicletas como armas para se livrar das picadas. O Papai Noel gritava: "Fechem a porta! Fechem a porta!".




Assim como Dica da Ka, esse exemplar também possui o formato quadrado, mas isso é um detalhe que ressaltou ainda mais a beleza do livro. Ele tem a lombada vermelha, que contrasta muito bem com o verde claro da capa e ainda vem com um jogo de tabuleiro, com direito a peças e tudo (mas algumas pessoas podem achar ruim, já que é necessário recortar o livro para usá-las). É um livro que recomendo para quem curte uma leitura rápida e divertida. Uma das partes mais legais dessa experiência de leitura é conhecer as tradições ao redor do mundo.



24 comentários:

  1. Olá
    Eu nao conhecia esse titulo, mas fiquei bem interessada depois de ler seus comentários e a premissa parece ser ótima. A resenha ficou maravilhosa, assim como as fotos!!! Achei a capa bem bonita, afinal. É um gênero que chama muito a minha atenção e pelo que pude compreender, os elementos são ótimos. Espero poder ler em breve!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostei da sua dica porém não é um livro que me atrai para leitura.
    Mas fico feliz que a leitura tenha funcionado pra ti!
    Espero poder voltar mais vezes, e parabéns pela resenha!

    Beijos!

    https://bookobsessionresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li esse livro, mas as suas fotos são lindas (adoro fotos).
    Já seguindo seu blog para acompanhar sempre :)

    Beijos,
    Juliana.
    Fabulônica
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    eu não conhecia esse livro, achei a proposta bem interessante, diferente e divertida.
    Gostei do seu layout. LINDO.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Eu gosto muito de livros assim, com contos diversificados. Nunca li nenhum título da editora, nunca houve oportunidade, mas esse já foi para a minha listinha de desejado. Gostei muito dos pontos que destacou, e as fotos ilustrativas despertaram ainda mais o meu interesse.

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  6. Olá ♥
    Não conhecia o livro, mas estou babando na diagramação dele que está muito bem feita pelo que estou vendo nas fotos. Amo a época natalina, por isso fiquei interessada. Não sou muito de ler sempre pego para ler quando estou com uma baita ressaca literária. Gostei de saber que os contos são leves e engraçados. Vou procurar esse livro, obrigada pela dica bjs ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem??
    Que livro mais lindo <3 e nossa rachei o bico com o trecho onde o Piangers conta sobre o ataque das abelhas HAHAHAHAHAH deve ter sido hilária a cena. E também muito estranha a tradição daquele pesoal :O eu adoro livros ilustrados assim, é muito bacana e tem interativo.

    Amei seu blog <3 muito maravilhoso

    Beijos

    www.entrelinhaseparagrafos.com.br


    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem? Eu já olhei esse livro na Livraria mas ele não me chamou muita a atenção, mas depois de ler a sua resenha e ver o quão ligada ela em relação a família e a tradições talvez mais para frente eu de uma chance para ele e realize a leitura!
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas iand abem que apreciaste a leitura! :) Fico muito contente que tenha uma parte gráfica tao boa! :)

    E que seja uma leitura divertida, para alem de ter uma riqueza cultural para absorver, o que gosto bastante também!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Fernanda,
    Primeiramente que edição mais amorzinho é essa? Nunca li nenhum livro dessa editora, mas fiquei encantada.
    Adorei conhecer suas impressões e achei esse livro ideal para ler no natal desse ano! Achei o conto "Abelhas não gostam de caras malvados" bem interessante. É legal ver quando uma pessoa se doa em prol do outro e gostei de saber que você riu com ele.
    Super anotei essa dica, aliás, não poderia ser diferente, não é?
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernanda,

    Bela resenha, mas infelizmente tudo que fala de Natal já me deixa com um pezinho atras, todas as series q tem ep de natal, filmes de natal, livros de natal, não consigo gostar.
    Adoro contos, mas esse vou deixar passar, obrigada pela dica. Bjus

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernanda, tudo bem?
    Eu adoro qualquer coisa que envolva o Natal, e creio que para muita gente seja a época preferida do ano. Esse livro me parece incrível e achei legal você mencionar que algumas histórias são divertidas. Preciso dizer que fiquei um pouco perturbada com essa história do "Caga tio", não fazia ideia de que existia.. me pareceu ainda mais tenso que a do Krampus, haha. Amei a edição do livro e com certeza anotarei a dica.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi! Acho tão fofinhos esses livros que a editora publica, a gente pode até falar que não tem conteúdo, que é apenas para entreter, mas tem conteúdo sim, os detalhes que fazem a diferença no enredo e eu adoro isso, ser surpreendida. Vou comprar para o meu irmão, mas só depois de ler.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  14. Oláá! tudo bem??
    Achei que parece ser tão fofo!! Estou gostando muito de contos ultimamente! E me interessei mais ainda por ser de natal e férias! :)
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que coisinha mais fofa *-*

    Não conhecia ainda a obra e fiquei apaixonada por todo contexto dos contos! A diagramação, pelo que pude ver, está maravilhosa, extremamente convidativa para uma leitura urgente (:

    O primeiro quote que destacou me encantou e, ali, já tive tudo que precisava para iniciar a leitura em breve. Espero que tenha esta oportunidade!

    Dica anotada (:

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro livros de contos, e nunca li nenhum com a temática de Natal, então fiquei bem interessada na leitura. Ainda mais sendo essa edição linda da editora, achei o máximo! < 3
    Adorei saber que tem conto do Piangers, adoro o que ele escreve, é sempre muito divertido!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Que edição mais linda e fofa, me apaixonei! Não sou muito de ler contos, mas prometi a mim mesma que esse ano leria, essa indicação veio a calhar, por ser um livro de rápida leitura e com o tema do Natal <3 Vou anotar a dica, beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oie
    eu vi o livro e achei bem interessante e diferente por conter varias coisas, achei a ideia muito fofa e a edição super bem feita, parabéns pela sua resenha e é uma ótima dica para ter nesse próximo natal

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tenho que confessar que não sou muito de contos e nem sou animada para o Natal como as pessoas geralmente são... E preciso dizer que a tradição do "caga tio" é muito estranha e definitivamente eu não iria querer fazer ela. Achei a edição linda e fiquei curiosa sobre alguns dos contos que você comentou, o que me fez até pensar em dar uma chance e ler! Quem sabe mais pra frente eu não compre e leia, certo?
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  20. Nossa, não ia rolar de jeito nenhum recortar essas peças pra usar o jogo de tabuleiro. Enfim, de qualquer jeito o livro não me atrai, não gosto de contos nem de crônicas, aliás, de nenhum tipo de texto curto. Que agonia essa história das abelhas, pobre Papai Noel... Hehe... E a história do Caga tio achei mais que estranha.

    ResponderExcluir
  21. Oi Fernanda, tudo bem?
    AMEI a proposta do livro e fiquei mais feliz ainda por saber da autoria do mesmo porque gosto muito da família Piangers a despeito de ainda não ter lido a série do Papai e Mamãe Pop, coisa que eu quero muito fazer futuramente.
    Link aqui colado por motivos de: não consigo parar de rir disso, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    https://4.bp.blogspot.com/-IClQgVPDQzk/WHZU87W_TnI/AAAAAAAAMXY/QbjErJVexmMfs5NAXa2wjwO6MzEutoc9ACLcB/s1600/Natal%252C%2Bferias%2B4%2B%255BPsiuVemLer%255D.jpg
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Nâo conhecia o autor ou a obra, mas achei a capa bem fofa.

    Embora ler contos não sejam muito meu forte, já li alguns e gostei. As cores do livro são muito bonitas e me agradou os desenhos que surgiram no texto.

    O jogo é uma graça a parte! Mas não sei se eu recortaria o livro não!!!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Fernanda, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas sei das obras que o Piangers publicou. Jurava que era contos e crônicas inventados, não que contam sobre a vida deles, mas deve ser bem incrível.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oie
    Tudo bom?
    Não conhecia o livro e não sou muito fã de contos, mas por você ter se divertido na leitura, acho que daria uma oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir

© Psiu, vem ler!. Todos os direitos reservados.
Criado por: Fê Goulart.
Tecnologia do Blogger. | Voltar ao topo
imagem-logo