24.1.16

A Princesa da Terra – A Rosa Azul, de Stephane Lopes

Se as coisas aqui contadas fizerem sentido pra você, sinto muito, mas você é automaticamente tão normal quanto eu.

• Exemplar disponibilizado pela autora em versão digital para resenha e divulgação.

Título: A Rosa Azul – A Princesa da Terra, Livro I
Autor/a: Stephane Lopes
Editora: Independente
Páginas: 255
Avaliação★★★

Sinopse: Alguns são destinados a viver eternamente felizes, outros são destinados a pagar pelos pecados de seus pais durante uma vida inteira e há aqueles que são destinados a ter uma vida sem graça por não tomarem a frente de suas escolhas e decisões importantes. O destino é confuso, tão confuso quanto um labirinto e talvez ainda mais interessante do que um livro muito bem escrito, mas o fato é: ninguém pode fugir dele. O destino bateu à porta de Annelize Terã deixando marcas eternas em sua alma e agora não há como fugir do inevitável, ela é A Princesa da Terra, a portadora dos cinco elementos, e este é o fim do mundo. [SITE OFICIAL]



        Annelize Terã vive sozinha em Teranie, um mundo que possui incríveis diferenças e semelhanças com o planeta Terra. Existe um pentagrama e para cada ponta dele é nomeado um elemento. Ao todo são cinco elementos, sendo eles Terra, Água, Fogo, Ar e um quinto que simboliza a união de todos os outros, o Amor. As cinco pessoas que representarão cada ponta são guerreiros que servem aos reis e rainhas dos elementos.

        Quando Annelize descobre que tem um tia que irá adotá-la e que ela foi escolhida como a última ponta do pentagrama, sabe que tem uma responsabilidade enorme nas mãos, mas aceita. Ethan Cleyk é a terceira ponta do pentagrama. Assim como seu pai, pode transformar-se em um dragão. Foi designado como protetor da quinta ponta, ou seja, Annelize.
– Ninguém é confiável. – ele diz e me vira segurando meu braço e me puxando entre as pessoas – Mas, de qualquer forma eu estou aqui para resolver todos os problemas. – ele diz descendo a mão e entrelaçando seus dedos aos meus.
        Teranie está em guerra e as cinco pontas do pentagrama têm como missão resolver tudo. Para isso é preciso fazer uma sessão, um ritual para que a Razão seja chamada e diga se o grupo dos cinco elementos é qualificado para a busca. Se forem qualificados, o grupo é enviado à Terra para que encontrem a Rosa Azul, objeto que trará paz de novo àquele mundo. Quando o ritual não sai como o planejado e Samila – a Razão – envia apenas Ethan e Annelize para a Terra atrás da Rosa Azul, a história fica um pouco confusa. Os dois passam por muitos desafios e são presos em ilusões. O que eles veem pode não ser real e eles precisam pensar em como resolver toda aquela situação.


– Tudo isso é uma ilusão, mas eu sei que sabe a localização da rosa e também sei que se acordar disso com um objeto do sonho em minha posse, o objeto chave, você morre.
        Em um certo momento, Annelize percebe que está em uma cilada. Um ilusionista, se passando por uma antiga ponta que foi expulsa de Teranie, tenta negociar com Annie: em troca de um serviço, ele dará a informação de onde está a Rosa Azul. Porém como a garota não cai na conversa dele e o ameaça, ele lhe passa a informação. Mas como saber se o ilusionista está falando a verdade, sendo que são considerados mentirosos? Annelize e Ethan encontrarão a Rosa Azul?
        Este é um livro rico em detalhes. Os personagens estão sempre em adrenalina, o que torna a história complexa, pois não podemos perder uma parte sequer se quisermos acompanhar tudo e entender o enredo. Encontramos alguns erros de ortografia, mas todos quase imperceptíveis. Eu, que costumo devorar pdf’s, demorei para concluir a leitura, pois o e-book possui capítulos bastante extensos. A escrita da autora tem um toque de humor e mistério, coisa que eu gosto muito. A protagonista, Annelize, é uma garota forte e inteligente, mas também muito ingênua em alguns momentos.
        Nesse livro encontramos muita magia e seres extraordinários, como sereias, dragões, entre outros. A trama é regada de muita fantasia, ação e um leve romance. Poderia falar muitas outras coisas sobre esse livro, mas aí seriam spoilers e estamos passando longe deles nessa resenha. No entanto posso dizer que é um ótimo livro para quem gosta de fantasias e aventuras.
        A saga terá uma continuação, sem data prevista no momento.
– Eu sou A Princesa da Terra. – estico minha mão para que ele a aperte – Mas, pode me chamar de Annie. – ele estica a mão e aperta a minha rapidamente, acho que tinha medo de se queimar ou sei lá mais o que. Por sorte, não sei se minha ou dele, nada aconteceu.

59 comentários:

  1. Oi Lara!
    Não conhecia esse livro. Parece ter bastante ação, mas não me empolguei para ler.
    Serio que você devora PDFs? Eu não consigo me concentrar direito lendo na tela. Se for livro de cronicas, tudo bem. Mas os outros, não funciona para mim.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas me apaixonei pela capa ♥ Saber que vai ter continuação me deixou ainda mais animada (gostei MUITO da história, essa coisa toda de pentagrama, elementos ♥), mas acho que vou esperar essa continuação ser lançada antes de mergulhar de cabeça. Não aguento mais ler livros bons e ter que aguentar esperar *-* hehe'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-arwen.html

    ResponderExcluir
  3. Olá Lara,
    É a primeira vez que vejo esse livro e uau que capa é essa linda demais gente. pena que o enredo, mesmo sendo uma fantasia, e eu gostar muito de fantasias, não me chamou muito a atenção, e saber que será uma série também é um ponto que está me fazendo adiar algumas leituras, quero terminar as séries que comecei, então vou passar a dica ao menos por hora.
    Beijinhos
    até a próxima ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Lara.

    Esse livro é uma novidade para mim. Não conhecia a obra e nem a autora, mas adorei sua resenha e capa do livro. Conseguiu chamar muito a minha atenção. Vou anotar sua dica para tentar conhecer a história.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha, adorei a capa e a resenha, confeso que fiquei curiosa, irei colocar na lista certeza.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Hey, Lara!

    Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro.
    A capa é muito bonita!
    Apesar de eu adorar fantasia e ser apaixonada por dragões, vou deixar passar esse.
    Não fui cativada pelo livro.

    Já estou seguindo o blog.

    Beijos!


    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lara, eu não conhecia o livro mas gostei muito da capa e da sua resenha, se um dia eu tiver a oportunidade eu lerei, mas espero que até lá os outros volumes já tenham sido lançados.
    Gosto de ler em PDF também, principalmente quando estou enfrentando alguma fila em algum estabelecimento, é ótimo, preencho essas lacunas sempre lendo.
    Bjs,

    Juliana Duvi
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Você deixou claro a complexidade do livro sem deixar a resenha confusa, mas deu para perceber o quanto a trama é complicada, cheia de elementos e requer muita imaginação. Achei muito interessante o livro e claro curto muito histórias com seres extraordinários.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Hello :)

    Amei a capa e o título. Achei bastante intrigante a questão da rosa azul e gostei bastante do enredo. Uma pena ser PDF, pois eu não sou muito acostumada a ler no formato (estou tentando me acostumar com epub, mas sinto muita dor de cabeça). Pintando uma oportunidade, farei uma forcinha para ler sim, pois, a estória me parece ser bem no estilo que eu gosto mesmo. Gostei bastante das passagens que você colocou, já sinto que posso esperar alguma coisa desse casal.

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha ficou incrível, Parabéns. Estou louco aguardando a chegada desse livro as lojas. Distorpias é um estilo literário que me chama muito a atenção e sempre me predem aos seus encantos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lara, olha esse gênero tem me despertado interesse ultimamente, tenho lido alguns livros nessa linha mas nem todos me agradam. Eu não conhecia esse livro mas gostei muito de toda essa fantasia criada, a história parece ser interessante, gostei da premissa e acho que me agradaria se o lesse. Fiquei curiosa com essa parte do ilusionista, por serem conhecidos como mentirosos, quero saber o desenrolar dessa história, o ruim é ter que ficar esperando a continuação, sem data ainda.

    ResponderExcluir
  12. Oie. Adorei muito a resenha e a história. Adoro fantasia. E achei a história bem original. Fiquei bem curiosa para ler o único problema é que não consigo ler nada no formato digital. Já tentei mais não consigo :(.
    Vou torcer para que esse livro se torne físico, pois me chamou muita atenção.
    Um beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ao ler que seria uma fantasia com sereias, dragões, protagonista forte, e muita adrenalina já estava querendo o livro pra ontem, pois são todos os elementos que gosto em uma obra, principalmente a protagonistas forte.
    Gostei muito da história criada pela autora, e acredito que também devoraria igual a você, e também gostaria de capítulos mais curtos, pois é complicado parar a leitura na metade de um capítulo.
    Dica mais que anotada ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olha tu disse que os capitulos são bem extensos, eu normalmente não curto muito viu? Mas a estória em si me agradou bastante e vou colocar na minha lista desejados da amazon se lá tiver pra vender. EU gostei bastante da trama, ainda mais sendo de um gênero fantástico que agora estou lendo bastante, porque ano passado cansei de ler romance rs

    MAs espero gostar bastante desse livro, porque me parece ser muito bom.
    Estou bastante ansiosa para conhecer esses seres mistícos que aparecem no livro.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-aprendizes-de-guardiao.html

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lara!

    Eu não conhecia o livro, essa é a primeira vez que leio algo sobre ele, e curti muito conhecer. A trama tem tudo para me conquistar, eu adoro aventura e fantasia, e tudo mais que esse mundo pode me mostrar. Fora que, a capa é muito linda. Dica anotada! Espero ter oportunidade de ler em breve...

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  16. Oi, flor!
    Gostei muito do enredo desse livro! Mesmo que sua leitura não tenha fluído rapidamente e que algumas partes tenham sido confusas, curti a proposta e o fato de haver aventura, mistério, seres mágicos e um leve romance (rs). Anotei a dica, pois estava mesmo à procura de algo assim.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Adoro fantasias, mas confesso que parece ser um livro muito complexo. Talvez, agora, não seja uma boa pedida pra mim que to com a cabeça toda turbulenta tentanto guardar todo o tipo de informação e resolver todo o tipo de problema. Mas com certeza vou ler um dia :)

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    EU não conhecia nem a autora e nem o livro,mas confesso que fiquei bem interessada nele. Adoro uma boa fantasia e pela sua resenha parece que é exatamente o que esse livro nos trás. Tá, ok... vc adicionou um livro a minha listinha de desejados. :D

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  19. Olá!!

    Gosto sempre de conhecer novos autores, novos livros.
    Esse não é meu gênero, não sou muito fã de fantasia desse estilo. Contudo achei interessante a autora ter usado o pentagrama como referencia. Sem ler, só vendo assim, os capítulos longos pra mim são desmotivadores, gosto de capítulos curtos.

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  20. eu tenho certa [na verdade muita] dificuldade em ler ebooks, principalmente quando os capítulos são extensos, acabo cansando da leitura... com relação ao enredo, eu até curto fantasia, mas no momento, estou evitando fantasias com romance [apesar de não ser o foco principal do livro, pelo que vi], gosto das mais épicas...
    bom saber que tem até sereias na trama, é uma das minhas criaturas preferidas hehe
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro livros de fantasia, e saber que esse tem sereias E dragões só me deixou mais empolgada ainda. Pena saber dos capítulos, não curto muito quando são grandes, pois parece que a leitura não rende. Mas mesmo assim leria a obra!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu já li esse livro também em pdf da parceria com a autora, e concordo com tudo o que você disse em sua resenha.

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem?
    Adoro fantasia e fiquei encantada com esse, parece ser muito interessante. Só não me dou bem com capítulos longos e extensos, mas acho que podemos relevar este fato.

    ResponderExcluir
  24. Oi Lara!

    Não sou muito de ler e-books , pra mim é Bem complicado por conta de ter que utilizar o computador e tal. Por isso é bem provável que eu não venha realizar essa leitura tão cedo. Mas gostei muito do enredo e dos protagonistas , espero ter a chance de conhece-Los ;)

    Booksimaginary.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. ultimamente tenho lido muitos e-books, mas não gosto muito, porém há livros que me fazem passar a madrugada lendo! kkkk Olha, gostei da sua resenha, gostei dos personagens e achei essa capa linda!

    ResponderExcluir
  26. Menina que capa lindaaa, até daria pra entrar para o desafio #EstanteArcoIris do meu blog.
    Adoro livros que nos faz questionar a respeito do futuro e envolvem uma certa "magia".
    A única coisa que teria dificuldade é por se tratar de ser um ebook, ainda não me haba ler online.
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  27. A capa está show de bola e o nome do livro já me chama bastante atenção. Embora eu não tenha o costume de ler fantasia, esse livro me chamou bastante a atenção. Espero conferir e apreciar em breve.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    A premissa não me chamou a atenção, e o livro ainda tem capítulos extensos, coisa que não curto nem um pouco. Porém, achei curioso o fato do personagem se transformar em dragão, nunca li nada do tipo, e gostaria de saber como o autor desenvolverá isso, mas por ser uma série, nem tão cedo isso acontecerá.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Adorei a capa desse livro!
    Apesar do titulo me chamar a atenção e a premissa ter bastante ação, não é uma leitura que eu faria no momento!
    Serio que você adora PDF? Queria ser como você!!!
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi. Como sempre, ótima resenha! quando li a sinopse do livro e vi a palavra pecado, fiquei um pouco com o pé atrás, visto que não acredito no sentido religioso da palavra. Lendo a resenha e conhecendo melhor o enredo, vi que não sou o público alvo.

    ResponderExcluir
  31. Oi Lara, eu não conhecia esse livro ainda e confesso que não me interessei por ele, seilá mas eu não sou muito chegada em fantasias, por isso acredito que não leria ele no momento, mas talvez mais para frente daria uma chance. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  32. Oie!
    Como eu gosto de fantasia e romance, fiquei curiosa com esse livro. Senti que não vou poder ler muito rápido esse livro, ou vou perder vários detalhes da trama. Gostei de alguns elementos de fantasia como os dragões, e espero ter logo a oportunidade de ler o livro, e conferir toda essa história.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  33. Não costumo ler fantasia aliás minha última leitura do gênero deve ter sido quando criança... Preciso mudar isso. Não curti muito a capa mas isso pode ser só má impressão não é mesmo.
    Me pareceu um livro detalhista... Gosto disso

    ResponderExcluir
  34. Oi, como vai?
    Gosto de fantasias, acho bacana esse mundo.
    Mas confesso que nunca tinha ouvido falar do livro.
    Espero ter a chance de ler ele logo.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  35. Oii!

    Sua resenha está com esse Q de livro detalhado, o que eu não sei se é muito bom, do mesmo tempo que ele enriquece o enredo, ele acaba deixando o enredo cansativo. Não sei o que menos gosto hahahah.
    Sua resenha está ótima, mostrando todos os detalhes da obra, o que é ótimo. Espero que o próximo livro seja tão bom quanto esse :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  36. Me empolguei para querer ler esse livro. Historias fantasiosas são os meus prediletos, e pelo que pude notar pela sua resenha a autora construiu um belo cenário fantástico, como você mesma disse, rico em detalhes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  37. Oi
    Adorei a premissa do livro, mas confesso que não me empolgou.
    Não porque a história é desinteressante, mas porque estou enjoada de fantasia.
    Achei a capa linda e gostei dos pontos positivos da obra. Muito legal saber que temos um bom nacional deste gênero.
    Espero que leia a continuação logo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  38. Olá, tudo bem? :)
    Quando li "Se as coisas aqui contadas fizerem sentido pra você, sinto muito, mas você é automaticamente tão normal quanto eu.", fiquei logo curiosa hehehe Adorei a premissa do livro, o facto de estar relacionado com outro mundo, e os cinco elementos. E já gostei dos personagens e sem ler já quero que fiquem juntos hahah
    Fiquei curiosa.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  39. oii, como vai vocêê??? rsrs
    Menina, amei a premissa e tudo que cê disse, mas eu acabei de ler a trilogia de A seleção, e Deus, quero distância de tudo que envolva princesas haha. Mas não descarto a ideia em ler nos próximos meses.
    Beijos, Lali
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  40. Oie,

    com certeza eu compraria esse livro só pela capa que é MARAVILHOSA E LINDA, eu não gosto de capítulos grandes, parece a que a leitura fica arrastada, gosto de personagens fortes e esse é um ponto positivo para o livro! Amei a sua resenha.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  41. Oi Lara, sua linda, tudo bem
    Que pena que não faço leituras digitais, mesmo com um pouco de confusão em determinado momento do livro, parece ser uma boa história. E gostei da mensagem transmitida pela autora, de que precisamos encontrar a paz, infelizmente também estamos em guerra. Fiquei curiosa para descobrir o que é a rosa azul e como ela será capaz de salvar o mundo.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oiiii, que livro mais lindo Fernando, estou morrendo de amores por ele!!! Preciso e quero agora hahahaha vou pesquisar e ver se compro
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Não conhecia o livro,mas parece uma leitura boa, sua resenha foi animadora. Depois vou procurar pra ler!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  44. Oi, Lara!
    Gostei bastante da premissa do livro, achei bem interessante esse negócio de pentagrama e elementos. Como tenhp um fraco por livros de fantasia, vou colocá-lo na minha lista de desejados, mas pretendo lê-lo só após sairem os próximos livros, porque não aguento mais ficar esperando continuações de séries.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Oie, tudo bem? A proposta do livro é bem interessante, gosto muito de seres diferentes na história, faz com que usemos mais nossa imaginação, além de nos levar a lugares nunca antes imaginados. Sua resenha ficou excelente, e estou curiosa para ler em breve. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  46. oi ^^
    cara eu simplesmente adoro livros de fantasia que envolve várias criaturas mágicas, por isso pretendo dar uma olhada nos livros da série pq fiquei bem curiosa.
    gostei da opinião. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  47. TAí, não conhecia essa obra ainda. Gosto de fantasia, embora não tanto. Se entendi corretamente sua resenha, apensar de seu um livro de mundo fantástico ele também possui uma trama complexa com muitos detalhes a serem guardados.
    Quem sabe... Pode vir a ser uma ótima pedida para um final de semana desses.
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  48. Eu não conhecia o livro até então. A primeira vista não é muito o que eu lereia, mas provavelmente o livro deve ter pontos que eu vou gostar. Ainda assim, muito dificil dizer se eu leria ou não a obra.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Eu adoro fantasias que trazem sereias e dragões. Mas esse livro não me deixou muito curiosa. Esse negocio do destino comandando vidas nunca me agradou muito. Gosto de pensar que podemos mudar o tempo todo nosso futuro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  50. Oi Lara,

    Que capa mais linda desse livro, não conhecia a obra e nem a autora e adorei ser apresentada a mais uma autora nacional. Lendo sua resenha o livro despertou minha atenção e curiosidade de saber o que acontecerá com Annelize e Ethan, sem falar que gosto muito de fantasia, com humor e mistério, então... Pronto já me conquistou.

    Bjs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  51. Oiiie,

    Tem sereias é comigo mesmo rs Gente, que livro que parece ser gosto de ler, ainda mais por se tratar de outro mundo, e ter seres com poderes. Achei incrível por ser 5 elementos e ter o amor, que tanto nos seres humanos não tem :/ Adorei em saber um pouco sobre esse livro e com certeza quero ler. Parabéns.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  52. Oii,

    Não me senti atraída pela história.
    Mas achei a capa linda!!!
    Parabéns pela resenha!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  53. O livro parece ser muito bom! Adorei esses toques de ilusão e o mistério da Rosa Azul, adorei essa capa, é linda! E a história parece ser ótima!!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  54. Olá.
    Não achei lá essas coisas... mas a capa é bonita sim. Pdf pra mim é em casos especiais, prefiro o livro físico. Vou deixar a dica passar.
    Abraços

    Clichê Imperial
    http://clicheimperial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  55. Oie...
    Achei a capa muito bonita, mas a sinopse não me atraiu. Só por ela eu passaria longe do livro. Saber um pouco mais da história pela sua resenha me fez mudar de ideia e pensar que o livro pode ser muito interessante, ainda mais para quem curte fantasia. Ainda não sei se ele entra ou não na minha lista, mas desde já desejo um super sucesso para a autora.
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  56. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha visto esse livro e confesso que embora a premissa seja interessante e curiosa, não é o tipo de livro que eu quero ler no momento, por isso não aproveitarei a sua dica :c

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  57. Oi amada!
    Amo fantasia, livros assim para mim são inspiradores, realmente curti muito sua dica de leitura e ótima resenha sem spoilers! ótima! Beijos

    ResponderExcluir
  58. Olá!
    Não conhecia o livro e a história parece ser bem construída. A capa é muito bonita.
    Fiquei curiosa para conhecer a fundo os personagens e como a história vai ser desenrolar.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir

© Psiu, vem ler!. Todos os direitos reservados.
Criado por: Fê Goulart.
Tecnologia do Blogger. | Voltar ao topo
imagem-logo