Bichomemulher – Magali Polida


Somos todos ímpar
Somos todos imper
Feitos.
[08h15min - 12.01.2015]

• Exemplar disponibilizado pela autora para resenha e divulgação.

Título: Bichomemulher
Autor: Magali Polida
Editora: Divas
Páginas: 94
Avaliação★★★★★
Sinopse: O bicho é um movimento brusco, e esse movimento pode tender para águas tranquilas ou para o fogo, que se apagou, mas deixou as brasas, que ferem do mesmo jeito. O bicho é violento, é irracional. Conflita-se com o amor, que é sereno. Esse movimento, eu busco.
O amor não é luto, não é luta, é vencedor. Somos nós, homens e mulheres, os bichomemulheres que precisamos lutar para acreditar que ele existe e que podemos vivê-lo em sua plenitude.
•                         •                         •



     Nos últimos dias, descobri que tenho um costume horrível de tentar formular uma resenha antes de completar a leitura e, às vezes, antes mesmo de iniciá-la. Foi mais ou menos isso que aconteceu quando recebi a obra Bichomemulher, de Magali Polida. Mas comecei a ler com calma e isso acabou se tornando uma experiência ótima, que me proporcionou maravilhosos momentos de paz e reflexão.
     Em Bichomemulher nós não encontramos uma ficção, uma história planejada. Encontramos o cotidiano de uma mulher que quer nos passar alívio. Neste livro, a personagem principal sou eu, é você, é o Silas e o Nanquim e Faraó – os gatos da Tallita. Os assuntos são vários, indo desde a visita de Magali ao hospital, quando encontrou um ser não muito amigável, até a equivocada ideia de que a humanidade está evoluindo.
     Como muitas pessoas comentaram na entrevista com a escritora que teve aqui no blog, as palavras de Magali são simples, porém possuem um peso enorme para a consciência daquele que as lê. Mas não aquele peso ruim que estamos acostumados a ouvir por aí, que te deixa preocupado ou perturbado. São palavras suaves, capazes de provocar um misto de bons sentimentos no leitor.



     Mesmo depois de completar a leitura, constantemente pego o livro para reler um ou outro poema e refletir a respeito deste. Realmente acho que Bichomemulher é o tipo de obra que deve ser lida diariamente e que, em cada um desses dias, você terá um entendimento diferente e profundo. Alguns poemas ainda não têm um significado concreto para mim, porém acredito que, em um dia qualquer, vou lê-los novamente e uma luz se acenderá em minha mente.
     O livro é divido em pequenos capítulos, sendo que cada um se trata de um tema diferente, totalizando 13 capítulos. A diagramação está ótima, com margens confortáveis e um espaçamento considerável entre os poemas. Achei apenas alguns errinhos de digitação, mas como estes não se encontravam no meio das palavras de Magali, não dei muita importância. A fonte é de um tamanho médio e as folhas são amareladas. Nas primeiras páginas, podemos ler a explicação da escritora sobre a origem do título Bichomemulher, assim como um agradecimento escrito de uma forma linda.
     Quando o livro chegou aqui em casa, tratei logo de preparar minha cartelinha de post-its, com o objetivo de selecionar os poemas que mais me encantassem, para depois trazer alguns para vocês. Bem... eu precisei me segurar para não marcar todos. No final, foram 11 poemas marcados. Preparei uma montagem com três fotografias para mostrá-los a vocês e espero que, se alguém tiver a oportunidade de ler a obra, que aprecie tanto quanto eu.

Comentários

  1. Parece ser uma leitura bem rápida.
    Gostei sobre o que falou, provocar misto de sentimentos bons, isso é tão gostos em uma leitura.
    Apesar de não ser meu tipo de leitura fiquei encantada.

    Interessante sobre tentar fazer a resenha antes rs

    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dri!
      Realmente, foi uma leitura que realizei em bem pouco tempo, mas foi maravilhoso! Também não costumava ser meu estilo de leitura, porém sou grata por ter conhecido a escritora e sua obra :3 Espero que possa ler em breve. Depois me conte o que achou ♥

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá, querida Fay! Muito obrigada por todo carinho *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Magali *U* Eu que agradeço por todas as oportunidades e pelo seu apoio ao blog. Desejo todo o sucesso a você! ♥

      Excluir
  3. Menina, que resenha maravilhosa, e concordo com tudo o que você disse, o livro é ótimo mesmo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *O* Que bom que gostou!
      Verdade, adorei receber a oportunidade de conhecê-lo. ♥

      Beijos!

      Excluir
  4. Além de ser um livro que me deu uma vontade doida de ler, adoro livros que misturam sentimentos bons e nos deixam com vontade de devora-lo. Pelo menos isso que percebi..♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua resenha e estou namorando esse livro faz tempo! Espero comprar logo.

    Ps: Amei as fotos
    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tô esperando minha edição chegar. Adorei a premissa do livro, a poesia de Magali é linda *-*
    A edição é belíssima, né??? :D

    ResponderExcluir
  7. Nossa Fernanda, que livro bom, leitura leve e fluída. Esse livro é daqueles que a gente quer numa tarde para ter um bom companheiro!Dica anotada, obrigada!
    Bj
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  8. kk Que livro legal e engraçado! Curti muito tudo e quero ler... Sua resenha está ótima, muito bem escrita.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  9. Oi, flor. Eu me interessei por saber mais sobre esse livro assim que vi divulgações sobre ele. Pareceu-me uma ótima obra para refletir sobre temas importantes sem, no entanto, o peso que carregam. De um modo ameno, a autora apenas provoca com suavidade, quase como se estivesse nos enviando uma brisa. :) Não? O que me fez pensar assim foi sua resenha associada a esses breve poemas maravilhosos.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oee, tudo bem?
    Não conhecia o livro e mano... Já quero!!! E sua resenha ta top!!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Bom, eu amei esse livro, gostei da maneira divertida que você criou essa resenha, ficou bem bonita, e confesso que tenho esse mesmo defeito que você quando vou fazer uma resenha rs.

    - Garotinha adolescente.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas me apaixonei por essa capa maravilhosa!
    Acredito que para quem curta poemas deve ser uma leitura muito agradável e gostosa!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Gostei da proposta do livro. Quero muito ler livros rápidos ultimamente.
    Eu também tenho o costume de fazer a resenha sem terminar de ler kkk
    Preciso parar com isso urgentemente.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, Goulart! Acredita que eu não conhecia essa editora? Editora Divas, gostei e muito, além de ter ficado super curiosa com o livro! Vou procurar ler, obrigada pela indicação <3

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Que livro bacana. Adoro livros assim e já adicionei na lista aqui. Não conhecia o livro, mas fiquei super interessada e sua resenha só me animou.
    Só não vou ler por agora porque minha lista de leitura está enormeeeee.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  16. Olá, essa é a primeira resenha que vejo sobre o livro e acho que iria gostar de lê-lo. A edição parece bem bonita e o título é curioso. Algumas vezes, também acontece de eu já começar a pensar na resenha enquanto ainda estou lendo.

    ResponderExcluir
  17. Que legal! Não conhecia esse livro, é a primeira vez que estou vendo. Gostei bastante do que escreveu, chamou a minha atenção, quero poder dar uma folheada nesse livro ♥

    ResponderExcluir
  18. A capa chama atenção e os poemas selecionadas, me encantaram. Não conhecia o livro, mas por tudo o que você falou me deixou animada par ler. O legal de livros que contem poemas que a gente pode voltar a leitura a qualquer momento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá, apesar dos seus comentários super positivos sobre o livro eu não consegui ficar curiosa para lê-lo por não fazer meu estilo de leitura =/ Mas fico feliz que tenha sido uma ótima experiencia para você *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  20. Hum, adorei essa dica, faz tempo que não pego um livro apenas sobre reflexões e poemas. Eles são tão bons, principalmente quando nos fazem bem.

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. "A evolução humana é um contrato que não foi assinado." Amei esse! Altos pensamentos, haha.
    Que ideia genial. Sua resenha me deixou bem curiosa.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oii!

    Não conhecia o livro, mas amei a promissa e a capa é muito fofa :)
    Parece ser uma leitura bem descontraída para ler em poucos dias!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha #108 | A Mamãe é Rock, de Ana Cardoso | Editora Belas Letras