A Profecia de Mídria – Denise Flaibam


"Eu sabia que precisaria salvar sua vida de novo."

• Exemplar disponibilizado pela autora para resenha.

Título: A Profecia de Mídria – Os Mistérios de Warthia
Autor: Denise Flaibam
Editora: Novo Século
Páginas: 392
Avaliação★★★★★
Sinopse:  Serafine Delay era uma garota comum...
 À sua maneira.
 Sua vida na sossegada Vila do Sol muda bruscamente numa noite, quando sua décima oitava primavera era festejada. Um ataque acaba forçando-a a fugir desesperadamente de monstros sanguinários e imbatíveis. Por algum motivo, para lá de insano, tais criaturas queriam sequestrá-la!
 E enquanto mergulha de cabeça no universo mágico de Warthia e começa a entender a ligação de suas marcas com a história daquele mundo, Serafine descobre-se numa surpreendente situação: seu destino já está traçado. Uma antiga profecia clama por seu espírito, e uma difícil jornada deve começar.
 Na companhia de um belo e rude espadachim, uma simpática garota de orelhas pontudas e um felpudo guerreiro belicoso, Serafine deve ingressar numa viagem de perigos desconhecidos, que se inicia no Norte daquele vasto continente, treinando para derrotas àquela que vem das Trevas para tudo devastar. Os Mistérios de Warthia devem ser desvendados, e Serafine é a única capaz de fazê-lo.

•                    •                    •



     Descobri que tenho algumas dificuldades para escrever resenhas quando se trata de obras que gostei demais. Posso escrever vários parágrafos, mas parece que nunca é o suficiente. E isso aconteceu durante a leitura de A Profecia de Mídria, primeiro volume da série Os Mistérios de Warthia, escrito pela autora Denise Flaibam. Enquanto eu lia, ficava pensando em todas as coisas que escreveria na resenha e, agora, enquanto digito, ainda vejo a dificuldade de dizer tudo o que quero sem passar spoiler ou outra coisa que prejudique a leitura de alguém.

     No primeiro livro da série, somos apresentados a Serafine Delay, uma garota que cresceu na Vila do Sol e tinha uma vida calma, ajudando seus pais em tudo o que podia. Marcas por todo o corpo a acompanham desde pequena, espirais de coloração perolada pelos pés, braços, mãos e pescoço, que formavam desenhos estranhos e outras formas. Por isso sua mãe sempre tomava o cuidado para que aquelas marcas não aparecessem através da roupa. O povo de Vila do Sol, que acreditava viver em uma eterna tranquilidade, não estava pronto para tal descoberta.
     Serafine nunca foi uma garota comum para aquele lugar. Enquanto as outras moças se comportavam como verdadeiras damas, tendo como principal objetivo encontrar um pretendente para se casar, Serafine sempre causara dor de cabeça aos pais, cavalgando sem cela e se recusando a aceitar ordens dadas por pessoas que não fossem seus pais. No entanto, a vida que parecia ser maravilhosa, aparentou desaparecer quando, em seu décimo oitavo aniversário, um enorme grupo de Amaldiçoados, criaturas semelhantes a lobisomens, aliados das Trevas, atacou a pacata vila, destruindo tudo o que se colocava em seu caminho e passando por cima do que tentasse impedir sua chegada até a garota.
– Eu é que fico feliz por minha missão começar a ser cumprida com tanto heroísmo. – Guillian tinha uma voz forte, diferentemente do que Serafine imaginou para um 'parente" distante dos coelhos. 
Página 133
     Foi quando dois guerreiros apareceram, derrubando um a um os Amaldiçoados com uma perfeita sincronia e habilidade. Jarek e Ývela arrastaram Serafine, mesmo que contra sua vontade, para um lugar seguro. E foi da pior maneira, através de um ritual que a colocou cara a cara com a linda Fênix, que ela descobriu ser a escolhida. Os espirais de seu corpo a diferenciavam de qualquer outra criatura pelo fato de seu espírito ter sido marcado pelos deuses para que ela fosse a destinada a salvar Warthia das Trevas que se fortificavam cada vez mais. Seu destino há muito tempo havia sido traçado e ela nem imaginava que uma nação inteira a aguardava antes mesmo de seu nascimento. Agora Serafine precisa treinar corpo, mente e espírito. Adquirir e aperfeiçoar habilidades que ela não possuía antes do ritual. Com a ajuda de seus guardiões, ela percorrerá os quatro reinos de Warthia com o objetivo de cumprir com a Profecia que a colocou naquela situação.


– Serafine Delay, esta noite seu espírito ressurgirá. O resquício humano que se concentrou em sua alma durante todo esse tempo será deixado para trás para sempre, e não haverá mais volta. Voce aceita libertar-se disso? Aceita unir-se ao mundo sobrenatural, encontrando seus verdadeiros poderes? E aceita, principalmente, cumprir com o que lhe for ordenado pela Profecia de Mídria?
Página 216
     Conheci o livro através da página Literatura Nacional BR, quando aqueles anjos divulgaram a seleção para parceiros feita pela própria Denise Flaibam. Óbvio que, antes de sair respondendo o formulário desenfreadamente, tratei de pesquisar um pouco sobre a obra, se o enredo despertava meu interesse. Quando vi que se tratava de uma história envolvendo meu gênero literário favorito, fantasia, corri para tentar a sorte e ter a oportunidade de conhecer a escrita da autora. Os exemplares não foram cedidos de mão beijada. Então apenas os realmente interessados receberiam a oportunidade de firmar parceria. E eu sou extremamente grata à autora por ter sido agraciada pela oportunidade.
     O livro é narrado em terceira pessoa e foi ele que me mostrou que este tipo de narração é meu favorito. Temos a chance de vivenciar os acontecimentos do ponto de vista de vários personagens, não apenas de um, o que favorece uma melhor visualização do que está ocorrendo e também saber o que cada um sente. A escrita da autora é intensa e divertida. Em vários momentos me vi rindo com algumas passagens e, outras vezes, chorando com algo que ocorreu. Denise consegue provocar várias emoções no leitor através de sua criação e é possível notar o conhecimento por trás das palavras, tanto em cenas de batalha quanto em situações onde os sentimentos de Serafine estão à flor da pele. É possível sentir todo o desespero pelo qual a garota passa durante tão pouco tempo e também descobrir um pouco mais sobre os verdadeiros segredos de Warthia.



     Os personagens, com personalidades tão diferentes, foram muito bem construídos. Serafine Delay, inicialmente, era uma garota prestes a completar seus 18 anos, que tinha uma vida tranquila na Vila do Sol. Sempre foi diferente das outras mulheres que moravam no local. Não estava nem um pouco preocupada em achar um pretendente e se casar. O único amor que nutria era por seus pais. Os guerreiros que depois viriam a se tornar seus guardiões possuíam passados misteriosos e segredos que sempre frustravam Serafine. Jarek, sempre irônico, deixava claro que a educação passava longe de sua pessoa. Em muitas vezes, pode-se até pensar que ele havia odiado ter sido escolhido como guardião. Ývela é uma ondina, criatura das águas e que domina o elemento. Sempre pacífica, é a que consegue convencer Serafine a tomar decisões que não a agradam. Guillian é um guerreiro felpudo que Serafine sempre quis chamar de fofo, porém, aconselhada por Jarek, a garota reprime essa vontade. Escolhido para se tornar o terceiro guardião, tem mais segredos sobre a vida de sua protegida do que ela pode imaginar. Com o cavalheirismo que o acompanha por quase todos os lugares, acabou por se tornar um dos melhores amigos de Serafine.
Quando braços fortes a ergueram pela cintura, Serafine pôde ver o rosto embaçado de Jarek. Seu olhar estava preocupado, mas havia um sorriso discreto em seus lábios. A garota encarava a boca do guerreiro mais tempo do que o necessário.
Página 287
     O trabalho feito pela Editora Novo Século, através de seu selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, foi incrível. A diagramação ficou fascinante. Os capítulos são divididos lindamente, iniciando com uma ilustração que, imagino eu, seja parecida com as encontradas no corpo de Serafine. A capa, maravilhosa, não poderia ter melhor representado a história que compõe a obra. Com orelhas e folhas amareladas, que não provocam cansaço aos olhos, o livro possui uma fonte média, possibilitando uma leitura fácil e fluída. No final do livro, nas últimas páginas, é possível encontrar um mapa de Warthia, assim como um glossário que ajuda na pronúncia de alguns dos nomes – o que, pra mim, foi muito útil – e também o significado de algumas palavras da língua antigaEncontrei alguns pequenos problemas de revisão, mas isso em nada atrapalhou minha crescente admiração pela história de Denise Flaibam. É certo que virei fã dessa mulher e, definitivamente, é um livro que recomendo para todos que gostam de uma boa aventura.

Comentários

  1. FERNANDAAAAAAAAAA, que resenha mais incrível, estou emocionada! :')
    A felicidade não cabe em mim quando vejo que o livro agradou tanto a pessoa que pegou ele pra ler, a sensação é sempre indescritível. E saber que te deixou até sem palavras é uma honra maior ainda.
    Que bom que os personagens, a narrativa e a história como um todo te conquistaram assim <3 eu amo escrevê-los, mas amo ainda mais poder dividi-los com vocês! Esse primeiro livro ainda é muito introdutório, então prepara as emoções porque muita coisa grandiosa está vindo por aí.
    Adorei a definição que deu pro Jarek! UHASUHASUHUHASUHASUH "Jarek, sempre irônico, deixava claro que a educação passava longe de sua pessoa." EXATAMENTE. Meu bebê sarcástico, não sabe quando parar xD ele e a Serafine no segundo livro são uma comédia só, mas têm uns ótimos momentos também, caso queira shippá-los.
    Guillian e Ývi também terão grandiosas participações no segundo volume, aguarde!
    Obrigada por essa resenha incrível, sua linda!

    Beijos,
    Denise Flaibam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahsuahs, eu que agradeço por tudo. Desde a oportunidade até o carinho comigo e com o blog. ♥ Eu adorei tanto esse livro que este é o motivo pelo qual demorei a entregar a resenha. Já estou quase na metade do segundo e tentando segurar o forninho com o Jarek e a Serafine. Também estou cada vez mais apaixonada pelo Guillian e espero poder ver o Darius mais vezes *O* Jarek é um amor de pessoa :') Uahsuahshua Fico muito feliz em ter sua presença aqui no blog e seu comentário me deixou ainda mais feliz. Que bom que gostou da resenha. <3 Em breve, tratei a do segundo livro também!

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?

    Realmente, é difícil escrever resenhas de livros que gostamos muito!
    Achei a premissa da obra bem diferente e bem interessante, gostaria de lê-lo, quem sabe futuramente... Sua resenha está ótima.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Te entendo perfeitamente. haha.Sinto o mesmo quando vou falar de um livro que eu gosto muito. Sempre aquela sensação de que faltou algo. Quanto ao livro, gostei bastante. Estou cada dia mais apaixonada pelos livros nacionais publicado pela Novo Século. Além das histórias ótimas. Edições maravilhosas. Já leu O Clã dos Quatro Guerreiros? Muito legal também.

    beijos

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernanda tudo bem, nossa não acredito que ainda não li esse livro, ele tenho ele em casa desde em 2013 quando conheci ela na bienal. Realmente tinha me interessado pela história mas fui protelando a leitura, amei a descrição da sua resenha, é um livro que tem um bom desenvolvimento, Eu tbm prefiro narrativa em terceira pessoa ele da uma outra percepção da história!
    Bjkas
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  5. É realmente maravilhoso quando conseguimos uma parceria e receber um bebê dessses fresquinhos do autor, ainda mais quando amamos sua obra!!!!

    Conheço a Denise apenas por perfil no facebook, mas pela resenha de fato parece ser bem talentosa e só tenho a desejar todo sucesso do mundo! A trama me deixou extremamente curiosa tbm!

    Parabéns pela resenha :D

    tedioescritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu achei a capa do livro muito bonita. O enredo é convidativo, bem juvenil, no momento, estou procurando livros mais adultos, mas não descarto a leitura de A Profecia de Mídria, inclusive até para usar como ferramente de leitura em sala de aula.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Divulgação] Zip Anúncios