Resenha: Morando Sozinha




"No dia em que eu saí de casa o meu pai me disse: 'Filha, você tem dinheiro?'"

Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas a partir do momento em que decidiu sair de casa, aos 18 anos. Saiba aqui como escolher o melhor lugar para morar até como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!

Como se tornar uma pessoa mais organizada. O projeto "Meu Apartamento". Como deixar a solidão de lado. Cuidando de você mesma. Tenha uma nova vida financeira.

•                    •                    •


    Morando Sozinha foi escrito pela blogueira nacional Fran Guarnieri e é um dos mais recentes lançamentos da Editora Belas-Letras. Com um total de 160 páginas, já conquistou a nota 4,4 nas avaliações da rede social para leitores Skoob.
    Acho que todos, em alguma etapa da vida, já pensou em como seria ter sua própria casa. Muitas pessoas começam a pensar no assunto quando têm problemas em casa, pensando que tudo pode acabar na mudança de ambiente. Outras simplesmente se sentem responsáveis o bastante para manter um lar. Mas tem toda uma história por trás de sair do aconchego dos pais e é exatamente sobre isso que Fran Guarnieri fala nesta obra.
    Uma coisa é você pedir para seus pais comprarem algo e nem ter que se preocupar a fundo com o preço a pagar, afinal, você não tem nada a ver com isso. Mas quando é feita a escolha de sair de casa, as responsabilidades virão e é impossível não dizer que será mais difícil. Você terá contas a pagar, terá de arcar com os custos dos móveis, aluguéis e várias outras coisas. Mas como tudo tem um lado bom, morar sozinho irá ressaltar o seu lado responsável e independente.

Vou te contar algo sobre mim: sou muito impaciente e tenho uma dificuldade enorme em esperar. Diga-me para esperar e você estará colaborando para que eu entre em um estado de insatisfação profunda. – Página 26


    Em Morando Sozinha, a autora faz questão de dar dicas, exemplos e conselhos para aqueles que estão começando a pensar em tomar essa atitude. O primeiro conselho que ela destaca é: organize-se. Com certeza, tudo será diferente se você planejar cada passo, pensar e repensar, passar algumas coisas para o papel e não deixar tudo para última hora, sem priorizar o necessário.
    O livro conta com uma riqueza de detalhes sobre as experiências que Fran passou. Desde quando quis montar a própria empresa, aos 16 anos, até o dia em que começou a cuidar do próprio apartamento. Ela relata o tudo o que aconteceu até que conseguisse alugar o lugar perfeito para ela, conquistando cada leitor com suas histórias e situações engraçadas. E tudo isso exigiu muita atenção, organização e paciência. Mas depois de tanto esforço, ela finalmente pôde contemplar suas conquistas na companhia de sua gatinha Lilly.

Eu sou uma pessoa que, se não me autocontrolar, quero fazer tudo ao mesmo tempo. – Página 40

     Morando Sozinha foi uma das primeiras cortesias que recebi da Editora Belas-Letras assim que firmamos parceria. Eu confesso que, logo que recebi, não senti lá tanto entusiasmo para ler, pois me achava incapaz de ler uma obra cuja capa e detalhes fossem tão “menina” – infelizmente, eu tenho esse problema. Mas tudo mudou quando iniciei a leitura.


    A ideia de sair da casa dos pais nem passa pela minha cabeça pelo fato de eu não ter idade e nem uma renda fixa para manter uma residência, sendo sozinha ou dividindo apartamento, mas o que mais gostei no livro foi o fato de que não é só sobre isso que a autora fala. As dicas delas podem ser usadas em qualquer situação do cotidiano. Posso dar a certeza de que descobri muito lendo isso, pois aprendi a dar valor para cada coisa que meus pais me dão, mesmo sendo ela pequena aos olhos. Pois se tenho tudo o que tenho hoje, é porque eles se esforçaram para dividir tudo entre dois filhos e mesmo assim sempre tentar dar aquilo que queríamos.

    Sempre tento escrever aqui os pontos negativos de uma obra, para deixá-los sabendo de todos os lados da história, mas este livro é um verdadeiro aprendizado e qualquer um pode se beneficiar dele. Sendo assim, não tenho nada desfavorável a falar a não ser que realmente espero que Fran Guarnieri escreva outras obras que tenham esse tipo de conteúdo.
    A partir de hoje, com certeza irei reservar uma prateleira inteira da minha estante apenas para os livros da Belas-Letras. Já pude ter a afirmação de que todos os livros da editora são um arraso. Morando Sozinha é uma verdadeira fofura, com folhas amareladas e diagramação impecável. Cada página tem uma surpresa diferente. O livro possui fotos da autora, quadros com os conselhos e dicas e ilustrações relacionadas ao capítulo.
    Sem dúvida alguma é um livro que eu recomendo para todos, independentemente de idade. Todos merecem ler e tirar do livro aquilo que consideram um aprendizado. Esta é uma obra que levarei comigo para sempre, usando e abusando dos conselhos no meu dia a dia. 

Então vou te contar um segredo que a essa altura já não é mais segredo: há coisas que a gente só aprende errando. – Página 94

Comentários

  1. Oi. Achei a capa do livro fofa, já vi algumas resenhas, mas não compraria. Há alguns anos sai de casa e sei bem como é dureza ter que amadurecer hehehehehhehe...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem??

    Estou louca pra ler esse livro... Sempre fico imaginando em que época da minha vida que vou tomas essa decisão e como vai ser... Adoro livros assim, que aprendemos e levamos pra vida mesmo!

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie! Já tinha ouvido falar sobre o livro. E acho o assunto bem legal, afinal não deve ser nada fácil morar sozinha!
    Adoreii
    Beijos

    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Estou louca para ler esse livro e ver se as dificuldades que ela teve foram as mesmas que as minhas haha saudades morar sozinha, sem ter que dar explicação para ninguém. Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  5. Que bacana! já tinha ouvido falar deste livro. Concordo com a autora sobre a organização antes de sair de casa. É um dos principais pontos para não se enrolar. Sua resenha ficou linda demais, adorei as fotos e os detalhes que você nos trouxe. Sucesso à autora!

    Beijinhos!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    Eu o li recentemente e sem dúvidas também recomendo para todos, é uma leitura essencial para quem tem planos assim, seja a longo ou curto prazo, vale muito a pena conferir as dicas da autora ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou louca por esse livro!! amei sua resenha e ao contrário de você, amo tudo que é bem menininha, apesar dos meus 34 anos anos não perco a mania rsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Estou com esse livro em casa. E ele é lindo mesmo. Só dei uma olhada rápida e vi que o trabalho de arte ficou incrível. Anda não posso falar do conteúdo, mas acho que vou gostar das dicas, mesmo que já tenho muitos anos de casa própria.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda, esse livro realmente deve ser bom só de ver o que você escreveu na sua resenha já senti que você entendeu bem o que é ser adulto, mãe e pai. as responsabilidades são infinitas e se conseguimos permanecer em acordo com o que a vida exige da gente tudo flui bem. Ainda não li o livro mais acho uma boa dica para ter na estante até de quem tem filho pequeno como eu, para que um dia ele possa ler também e compreender o futuro!
    Beijos e ótima semana
    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem?
    Eu achei muito bonito esse livro, eu vou precisar dessas dicas para o ano que vem, rs
    http//:literaturaparaosaber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Que livro legal, não conhecia, parece ser bem interessante e eu fiquei bastante curiosa =)
    Adorei a resenha!

    Bjs
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Esse livro parece mesmo ideal para todas as idades. A decisão de sair de casa chega mais cedo para uns e bem mais tarde para outros, mas imagino que muitos dos desafios são os mesmo. Eu ainda moro com os meus pais, e, mesmo ajudando muito em csa, tenho que admitir que realmente é muito cômodo e confortável, kkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Own eu pretendo moorar sozinha em breve, estou me preparando financeiramente e psicologicamente. Vou comprar esse livro.

    Beijos
    www.amorascomclasse.com

    ResponderExcluir
  14. Oiiiii! Cara como vc é sortuda, parceria com a Belas-Letras <3 #Morri (hsuahsuah)
    Enfim, eu amoooo a Fran, ela é a simpatia em pessoal gente! Uma das minhas blogueiras favoritas, com certeza.
    Infelizmente eu ainda não consegui comprar este livro, mas assim que eu puder estarei comprando. Moro praticamente sozinha, pois minha vó - apesar de ter um quarto em casa - só fica aqui nos fds. E eu preciso muitooooo dessas dicas da Fran *-* além de ter o nome dela lindo estampado na minha estante (hahaha)

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro, linda capa. Deve ser bem legal
    bjuxxx e estou seguindo
    http://www.taayvargas.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Fernanda,
    Lindo aqui! Parabéns.
    Não conhecia o livro, agora pretendo ler! Me apaixonei por essa capa, super fofa *--*
    Indiquei você para responder uma Tag, vem conferir!
    Beijos ♥

    Livros Para o Chá das Cinco Tag das 8Curta!

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do teu blog!
    Se puderes vista o meu e se gostares segue...se seguires deixa comentário :)
    Beijinhos

    http://beautifullsecrets.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  18. Oi Fê,
    Primeiro, estou seguindo teu blog! O layout, a diagramação ... é tudo lindo por aqui. Parabéns!
    Eu não conhecia a autora do livro e li pouquíssima coisa da Belas Letras, infelizmente. Adorei a resenha e foi bom saber um pouco mais. PS: vontade de morar sozinha é uma coisa que nos preenche desde jovens, né? kkk

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, tudo bem? Belo Blog.. Já estou seguindo. Te convido a visitar o meu e segui-lo. Bjss http://amoreseamorasforever.blogspot.com.br/2015/06/durma-se-com-um-barulho-desse-ronco.html#comment-form

    ResponderExcluir
  20. Olá, Fê.
    Apesar de eu não pretender morar sozinho por enquanto, eu gostei bastante da ideia do livro. É bom já saber um pouco do que se está prestes a fazer.
    Adorei a resenha. Você escreve bem demais!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  21. Oii flor, te marque na TAG do blog,vê lá !! Espero que goste e quero ver suas respostas tah ;)
    https://liliansoeira.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Adorei a tua resenha, já quero comprar esse livro.. faz um mês que moro sozinha e já passei por alguns apertos hehe. Beijos!
    http://bolichodaguria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Divulgação] Zip Anúncios