O Hobbit - J. R. R. Tolkien

Boa tarde, pessoal! Como vão?

Eu gostaria de me desculpar pela ausência de resenhas aqui no blog. Minhas aulas começaram, então só tenho a parte da manhã e da noite livres. Nos últimos dias, estive envolvida na reforma de uma escrivaninha que eu tinha por aqui, por isso não tive tempo para mais nada. Se você me segue no Instagram, logo, logo verá uma foto com o resultado da restauração. Se você não acompanha meu Instagram, clique aqui e fique por dentro das novidades do blog. Mas agora que já terminei o que estava fazendo, trarei muitas novidades para o blog. As postagens serão apenas de manhã ou de noite, e nos finais de semana. Conto com a compreensão de cada um. 

Agora, vamos ao que interessa!





Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!






Me sinto uma excluída por nunca ter lido nenhuma obra do mestre Tolkien. Envergonho-me por isso.

Demorei para escrever esta resenha, pois, como disse em uma publicação anterior, li acidentalmente um spoiler e não queria chegar ao fim da leitura.
Ganhei essa obra de aniversário e logo iniciei a leitura.

Obviamente, o livro fala de um hobbit que, no conforto de sua toca, nunca imaginou que presenciaria as aventuras que viveu no decorrer da história.

(...)

Era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto.” – Pag 1.

Bilbo Bolseiro, o personagem essencial para a história, é um personagem que me encantou desde a primeira página e, por incrível que pareça, também me identifiquei muito com ele.
Para ser bem sincera, me identifiquei com vários dos personagens em diferentes aspectos. Bilbo é o tipo de pessoa que enlouquece ao pensar na possibilidade de ter sua rotina radicalmente transformada. Então imagine o surto do pobre hobbit quando 13 pequenos homens e um único maior que todos eles invadiram seu lar e começaram a consumir os produtos de sua despensa. Conseguiu imaginar? Uma verdadeira loucura!

Galdalf, o mago encarregado por esse caos, trouxe consigo uma proposta de uma grande aventura.

– O que quer dizer com isso? Está me desejando um bom dia, ou quer dizer que o dia está bom, não importa que eu queira ou não, ou quer dizer que você se sente bem neste dia, ou que este dia é um dia para estar bem? – Pag. 4.

O mago também representou parte – uma parte bem mínima – da minha personalidade. Durante a história, alguns dos anões passaram grande parte da aventura reclamando da inutilidade e pouca eficiência da presença de Bilbo Bolseiro e culparam ninguém mais, ninguém menos que Gandalf pela desnecessária companhia do hobbit na viagem. Mas Gandalf, sempre despreocupado em relação a isso, se mantinha confiante de que havia feito a coisa certa escolhendo o Sr. Bolseiro para agir como o ladrão necessário para a aventura.

Bilbo não concordava com a ideia de partir em direção à toca de um poderoso dragão para recuperar o tesouro que pertencia a Thorin, Rei sob a Montanha e o mais sábio dos anões, e concordava muito menos com o fato de que ele deveria agir na maior parte do tempo, até perceber que era realmente bom com esse tipo de serviço. Em certos pontos da história, Bilbo ficava em uma fúria constante com a ingratidão de certos anões que vocês notarão quando lerem a obra.

Acho que todos que já leram ou ouviram falar de O Senhor dos Anéis, consequentemente ficaram sabendo da história antecedente nomeada ‘O Hobbit’. Eu realmente gostaria de conhecido esse livro antes e sou eternamente grata à minha amiga por tê-lo escolhido para me presentear.

Eu amei profundamente cada uma das palavras contidas nessa obra. A leitura flui facilmente, é um enredo envolvente e que prende desde o início até você notar que já chegou ao final do livro. É uma história cheia de aventuras, desentendimentos, enrascadas, momentos felizes e tristes, e com um final surpreendente.

Sei que muitos aqui conhecem as várias obras de J. R. R. Tolkien e já leram O Hobbit, mas não levo isso como empecilho para escrever esta resenha, pois como acontecia comigo há algum tempo atrás, ainda tem muitas pessoas que não conhecem a história de Bilbo, Gandalf e a companhia de anões.

Então, se você ainda não conhece, eu super recomendo que você inicie o mais breve possível a leitura e te garanto: você não irá se arrepender.

Comentários

  1. Fico feliz por ter escolhido esse livro para lhe presentear. *O*
    Eu estava em negação com esse livro u-u Achava que seria uma perca de tempo, para ser sincera, começar essa leitura.
    Mas lendo essa resenha agora, prometo que esse livro já entrou na minha lista >< oajosaosja

    Beijoos :*

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda .. nossa seu blog é liiindo! muito mesmo, adoreei!

    Confesso que sou daquelas pessoas que não gosta de ler e blog literário não são os que eu visito, mas algo me chamou atenção para vir te visitar e engraçado logo em que post eu vim visitar seu blog, do Hobbit.
    Pois meu noivo é apaixonado pela saga Senhor dos Anéis e logo pelo Hobbit, aqui em casa temos todos os livros (Senhor dos Anéis, Hobbit e Silmarillion) e os dvds do Senhor dos Anéis, mas sabe, pra mim não serve de nada, pois não gostava, mas no 3º filme do Hobbit eu simplismente ADOREI, quase chorei lá quando o anão morreu e deixou a elfa sozinha kkk
    Não sou fã, mas gosto .. sabe esse foi o único dos que eu vi da saga que eu gosatei, mas que me chocou, vi que você gostou tbém, legal isso!
    Só uma coisa engraçada, o livro que eu tenho em casa a capa é outra, com o dragão, a sua é mais legal hein! kkkk
    beeijomeeu

    Lica do Efeito Agridoce - http://www.efeitoagridoce.com

    ResponderExcluir
  3. Que blog lindo =)

    Eu li a história faz tanto tempo hahahah que só vendo o livro para relembrar algumas partes e conhecer outras.

    Bilbo sempre será meu amorzinho <3
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Divulgação] Zip Anúncios